Melhores programas de summer (ou winter!) e oportunidades acadêmicas para quem está no ensino médio

Melhores programas de summer (ou winter!) e oportunidades acadêmicas para quem está no ensino médio

Incluem-se opções online por conta da atual situação com COVID-19.

Você já ouviu falar de summer programs? São oportunidades ideais de intercâmbio para quem estuda e não quer perder as aulas para viajar. Pode ser também uma forma bem mais econômica de ter uma experiência internacional, principalmente no ensino médio. Ocorrem normalmente no período de férias (de verão ou inverno norte-americano) e podem ser um destaque na sua candidatura a universidades americanas ou canadenses. Talvez se tornem uma inspiração para seus essays ou até mesmo seu personal statement. Existem cursos de inúmeros temas. Você encontra desde ciência e tecnologia até liderança e empreendedorismo. Fiz uma lista com alguns dos programas mais famosos e interessantes que conheço incluindo opções online, para que você não deixe de aproveitar essas oportunidades mesmo em tempos de coronavírus. Continue lendo e se surpreenda com o tanto de instituições que oferecem esse tipo de experiência!

Estados Unidos

Stanford Pre-Collegiate Studies

Status: Versão do programa será oferecida online em 2020 por conta do COVID-19. Mais informações serão oferecidas pelo site nas próximas semanas.

O Stanford Pre-Collegiate Studies (SPCS) é o tão amado summer program da universidade de Stanford, na Califórnia. Das oportunidades listadas aqui, essa é a que possui mais opções de cursos. Também é uma das que oferece mais bolsa por necessidade financeira. Eu fui aceita duas vezes para estudar Media Studies e ganhei 80% de auxílio financeiro. O SPCS ocorre em duas sessões por ano. Você encontra mais informações em: https://spcs.stanford.edu/.

Yale Young Global Scholars

Status: Inscrições encerradas para 2020. Inscrições para 2021 serão abertas em setembro deste ano.

O Yale Young Global Scholars (YYGS) é o summer program de Yale University. Assim como o SPCS, é bem conhecido e oferece auxílio financeiro. A diferença é que possui menos opções de cursos. É uma ótima oportunidade para conhecer a instituição, caso pretenda aplicar para esta Ivy League. Veja mais em: https://globalscholars.yale.edu/.

Jovens Embaixadores

Status: Inscrições encerradas para 2020. Inscrições para 2021 ainda não abertas. Se inscreva em https://jovensembaixadores.org.br/ para receber atualizações.

Nesta iniciativa, o Departamento de Estado dos EUA escolhe jovens de escolas públicas no Brasil para passarem três semanas nos Estados Unidos. É extremamente concorrido, mas se você for finalista da seleção pode participar de um curso de inglês, o English Immersion Program.

Confira mais em: https://br.usembassy.gov/pt/education-culture-pt/programa-jovens-embaixadores/

Triple L (Liaison America)

Status: Inscrições abertas, se inscreva pelo link: https://www.liaisonamerica.com/triplelprogramform.

O Triple L é um programa para alunos de ensino médio ou gap year que tem o objetivo de inspirar jovens e apresentar a realidade da educação americana durante 21 dias nos Estados Unidos. Os participantes aprendem sobre liderança e empreendedorismo e recebem orientações sobre o processo de aplicação a universidades americanas, além de conhecer várias instituições e ONGs locais.

Durante a experiência, o aluno pode apresentar um projeto social desenvolvido com a ajuda e mentoria da Liaison para universidades que pretende aplicar, aumentando suas chances de receber uma admissão e até mesmo uma bolsa de estudos. As viagens acontecem em janeiro (winter program) ou em julho (summer program).

Mais informações em: https://www.liaisonamerica.com/triplelprogram

InnovaLab

Status: Inscrições abertas, acesse este link: https://www.innovalab.us/programs?lang=pt

O InnovaLab é uma imersão em inovação tecnológica no Vale do Silício que treina os alunos na metodologia de experimentação e falha. Estudantes de 14 a 18 anos podem participar. O programa dura 12 dias e é todo em inglês. Você pode escolher entre duas sessões no verão e uma no inverno norte-americano. Para se inscrever no bootcamp e descobrir mais, acesse: https://www.innovalab.us/?lang=pt.

Lauch X – Young Entrepreneurs Summer Program

Status: Versão online do programa será oferecida em junho de 2020 por conta do COVID-19. Acesse aqui para mais informações: https://launchx.com/virtual-program

O Launch X é um programa de verão para estudantes de ensino médio que querem fundar uma startup. É uma oportunidade que acontece em várias universidades nos Estados Unidos como Northwestern University, University of Michigan e outras. O custo deste programa depende do local. As bolsas de estudo são oferecidas de acordo com a necessidade financeira do aplicante. Se você é um jovem empreendedor e quer saber mais, clique aqui: https://launchx.com/.

América do Sul

Latin America Leadership Academy

Status: Inscrições encerradas. Para receber informações sobre os próximos programas, se inscreva na newsletter aqui: http://www.latinamericanleadershipacademy.org/lala-newsletter.

Latin America Leadership Academy (LALA) é uma organização que visa fomentar o cenário da América Latina por meio do desenvolvimento de jovens líderes. O LALA seleciona adolescentes de vários países do continente para participar de bootcamps com duração de uma semana. Eu fui para o Mexico Leadership Bootcamp e foi a melhor viagem da minha vida.

Além disso, a iniciativa oferece uma academia de liderança em Medellín, na Colômbia. São três meses de imersão em empreendedorismo e inovação social, ideal para pré-universitários. Saiba mais em: http://www.latinamericanleadershipacademy.org/.

Israel

International Summer Science Institute (ISSI-IWC)

Status: Inscrições encerradas para 2020. Se cadastre na newsletter para receber informações sobre programas futuros: http://amigosdoweizmann.org.br/stage/fale-conosco/

A Escola de Verão do Instituto Weizmann é uma oportunidade anual para jovens que se formaram recentemente no ensino médio. O programa acontece em Israel no mês de julho. Os participantes passam três semanas no Weizmann Institute of Science em Rehovot participando de pesquisas científicas, e na última semana vão para o deserto da Judéia e Negev aprender sobre vida selvagem, arqueologia e sobrevivência no local. Existem bolsas integrais financiadas pelo Grupo dos Amigos do Instituto Weizmann do Brasil.

Mais informações sobre as bolsas e o instituto aqui: http://amigosdoweizmann.org.br/stage/a-escola-de-verao

Vários Locais

Gakko Camp

Status: Próximo programa presencial cancelado – opções online sendo desenvolvidas. Serão divulgadas no site abaixo em breve.

Um programa de verão para estudantes de ensino médio focado no aprendizado interdisciplinar, o Gakko Camp é uma chance de experimentar coisas novas e descobrir interesses que você não sabia que existiam dentro de você. Cada ano acontece em um país diferente (ou até em mais de um) e os temas abordados também mudam.  Fui aceita com 95% de auxílio financeiro em 2018, mas atualmente o Gakko Camp oferece majoritariamente bolsas parciais. Para descobrir mais, clique em: https://www.gakko.org/camps.

Essas são algumas das melhores experiências internacionais que um estudante pode vivenciar antes de aplicar para programas de graduação em universidades nos EUA e Canadá e receber sua tão esperada carta de admissão. Os bootcamps, institutos e programas podem ser marcantes e às vezes divisores de água na trajetória de qualquer jovem estudante. É muito mais do que estudar um assunto, é explorar suas capacidades e expandir seus limites indo para um lugar que você provavelmente desconhece. Espero que esse post possa te motivar a ir em busca dos seus objetivos. Não desista dos seus sonhos, eles podem te levar muito longe!

Até a próxima,
Érika Nasser.


Oi! Sou Érika Nasser, tenho 18 anos e moro em Vitória, Espírito Santo. Já ganhei cerca de 10 bolsas de estudo durante meu ensino médio para programas de verão e agora estou no meu gap year trilhando meu caminho até a universidade no exterior. Fui bolsista Girls Gone Global pelo Aplica! em 2019 e fui aceita em Minerva Schools at KGI, mas acabei não indo pois minha condição financeira não permitia. Mesmo assim, não desisti. Sou criadora de conteúdo do YouTube com 30.000 inscritos no meu canal “Érika Nasser” e Diretora Executiva da BRAIE, uma mentoria voluntária para brasileiros. Apaixonada por viagens e sonhadora, sigo na luta pela minha chance de fazer uma graduação fora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
shares